joomla 3.5

 

 

 

 

 

Grupo de Estudos

 

O Grupo de Estudos Sophia destina-se ao estudo das obras de Rudolf Steiner, em português, para pessoas interessadas na introdução e aprofundamento do conhecimento da Antroposofia.
Foi fundado e é dirigido por Mary Porto, artista plástica, terapeuta artística antroposófica, membro da Sociedade Antroposófica no Brasil.
O grupo conta atualmente com 12 membros permanentes.

Histórico
Este grupo surgiu em 1996, a partir do interesse de algumas pessoas ligadas ao Espaço Arandara pela Antroposofia. O grupo inicial começou a reunir-se semanalmente para esclarecer algumas dúvidas e definir mais claramente conceitos antroposóficos relacionados com o trabalho terapêutico e artístico, surgindo daí o desejo de aprofundar-se no estudo dos textos. O primeiro livro lido foi “Noções Básicas de Antroposofia”, de Rudolf Lanz, que dá uma visão panorâmica do assunto e tem linguagem de fácil compreensão, ideal para quem não está acostumado com o texto steineriano.

Finalidade
O grupo tem por finalidade a introdução e o aprofundamento do estudo da Antroposofia através da leitura de textos de Rudolf Steiner, em português, assim como a criação de um espaço aberto para todo aquele que se empenha com seriedade na busca da verdade.
Em nossos encontros seguimos o método de ler um trecho do livro em voz alta e em seguida fazer uma pausa para esclarecimentos onde qualquer um pode manifestar suas dúvidas e opiniões, tentando não sair do contexto inicial.

Livros e Apostilas já lidos pelo grupo

Livros*
- Teosofia
- A Ciência Oculta
- O Conhecimento dos Mundos Superiores
- A Filosofia da Liberdade
- A Crônica do Akasha
- Economia Viva
- O Apocalipse de João
- O Evangelho de João
- O Evangelho de Lucas
- O Evangelho de Mateus

Apostilas**
“As Quatro Imaginações do Ano”
“Os Feitos Pré-terrenos do Cristo”

*Os livros podem ser encontrados na Editora Antroposófica.
**As apostilas podem ser encontradas na Sociedade Antroposófica.

Tema do ano

É esperada a conclusão da leitura dos quatro evangelhos comentados por Rudolf Steiner, que o Grupo de Estudos Sophia-SP escolheu como tema nos últimos 3 anos. É um bom momento para convidar outras pessoas que desejam conhecer melhor a Antroposofia, na convivência amistosa de nosso grupo.

Aguardando sua presença,

Abraço,
Mary.

O Evangelho Segundo Marcos
(Rudolf Steiner)

Num ciclo de dez conferências a ouvintes na Basiléia, Suíça, Steiner aborda aqui o evangelho que ele considera o mais humano de todos, justamente por enfocar o homem Jesus de Nazaré em sua missão terrena como portador do Cristo. Encerrando com este tema suas exposições sobre os outros três evangelhos, o conferencista se concentra agora na ambientação doutrinária em que se desenrolou a atuação de Cristo Jesus, no liminar de uma nova era para a consciência humana.

Como que numa síntese metodológica de duas correntes – a budistas e a socrática – a pregação do Cristo fala tanto à moda antiga quanto à nova espiritualidade dos homens, respectivamente representada pela multidão e pelos doze apóstolos. Conduzindo paulatinamente estes últimos a um novo estágio de compreensão das verdades espirituais, ele procura torná-los participante do grande mistério reservado ao curso evolutivo da humanidade: o Mistério do Gólgota, que se inicia com a ida ao Getsêmani em companhia de Pedro,Tiago e João.

Neste ponto, após uma sucessão de indicações de caráter cármico sobre personalidades da história hebraica, Steiner nos faz ver o significado do misterioso encontro entre Elias, Moisés e o Cristo, como que numa culminância de um longo preparo para a tarefa do Filho do Homem. Destinado desde imemoráveis tempos a acolher a entidade crística, esse "Filho do Homem" – Jesus de Nazaré – inicia agora, solitário, seu caminho para a morte, a fim de cumprir as Escrituras e realizar o mistério cuja compreensão demandaria longos séculos futuros.

”Pai. Afasta de mim esse cálice” – eis a súplica daquele que pouco a pouco sente evadir-se de si o Cristo Cósmico e, na fragilidade da condição humana, é abandonado pelos seus e aviltado por judeus e romanos. Seu padecimento, porém, é a possibilidade de evolução de todos os seres humanos.

Comemorações
O Grupo de Estudos Sophia costuma festejar as festas do ano convidando pessoas amigas e ligadas à Antroposofia para dissertar sobre tema escolhido e responder perguntas e dúvidas. Costuma ser uma reunião muito agradável, onde ao lado dos sérios conteúdos espirituais se junta uma alegria do contato humano legitimamente unido pela busca da Verdade e da Sabedoria.

Tivemos a alegria e o privilégio de receber os seguintes palestrantes:

Palestra - João 2007 (Páscoa)
Palestrante: Marilda Milanese
Tema: "A festa de João, origem e significado"

Palestra - Michael 2007
Palestrante: Karin Glass
Tema: "O que é a Sociedade Antroposófica, sua missão e a quem se destina"

Palestra - Natal 2006
Palestrante: Christa Glass
Tema: "Dois meninos Jesus – Nascimento"

Palestra (2006)
Palestrante: Christa Glass
Tema: "Pedagogia Waldorf – Desenvolvimento da criança em cada setênio e de como a pedagogia respeita este caminho da criança"

Palestra - Páscoa 2006
Palestrante: Marco Antonio
Tema: "Época de João – O Evangelho de João e a Beleza Poética do Evangelho"

Palestra - Michael 2005
Palestrante: Dr. Ricardo Ghelman
Tema: "Medicina Antroposófica e Puericultura"

Reuniões
As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20:15h
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 107 – Pinheiros – São Paulo.
Tel. (11) 3064-0182

 

ban obras     ban livro    ban entrevistas  

 

bot voltarpq